Conquistar um lead qualificado é de extrema importância para todo negócio e é o que qualquer empreendedor procura quando começa um negócio e, principalmente, quando leva para o universo digital.
Um dos melhores meios de se conquistar novos leads é através dos blog posts, que são os artigos e textos que você lê em sites que falam sobre algum assunto específico e na maioria das vezes, possuem o produto ou serviço que você precisa ou procura.
Há quem diga que a era dos blogs chegou ao fim com o surgimento das redes sociais, porém, os blogs ainda possuem uma relevância muito grande e um público fiel que acompanha diversos conteúdos publicados nos mais diversos sites disponíveis.
O Google, hoje, é a maior plataforma de busca e informação em todo o mundo, isso significa que, se você procura por calibração de balanças de precisão, provavelmente irá encontrar em poucos segundos e com alguns cliques no Google.
O que nos prova que os blogs ainda são o nosso salva-vidas quando precisamos entender sobre algo, esclarecer alguma dúvida ou até mesmo encontrar um produto, ou serviço específico.
Por isso, se você precisa de mais quantidade e qualidade de leads para o seu negócio, deve-se investir em bons blog posts, pois, se torna essencial para obter resultados de qualidade.
Mas não se sinta perdido ou preocupado, neste texto iremos te ajudar a conquistar mais leads e a transformar aqueles simples e pacatos leitores em potenciais clientes de qualidade para a sua marca.
Entenda o que são leads
Leads são as pessoas que conhecem a sua marca e demonstram algum tipo de interesse em adquirir aquilo que você oferece, seja uma adequação de maquinas nr12 ou até mesmo uma peça de roupas da sua loja.
Você provavelmente já ouviu, em algum momento, que é preciso criar um relacionamento com os seus clientes e potenciais clientes e isso não está errado, mas um relacionamento só surge quando ambas as partes se dedicam para tal.
Por isso, um lead ganha esse título quando sai do papel de simples leitor e admirador da sua marca e realiza alguma ação que demonstra interesse no que você oferece. E essas ações podem ser as mais variadas, como:
Assinar uma newsletter;
Adicionar um produto ao carrinho;
Enviar uma mensagem;
Comentar em um blog post;
Enviar um formulário de contato;
Ligar ou mandar um e-mail.
Essas são algumas características que fazem um lead ser reconhecido, e isso acontece em diversos tipos de negócio, desde empresa de paineis elétricos até mesmo uma loja que vende alimentos naturais.
Os leads são uma parte fundamental do seu negócio, pois são considerados potenciais clientes, ou seja, pessoas que possuem grandes chances de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.
E isso, a longo prazo, pode trazer diversos outros benefícios para sua empresa, pois esse mesmo lead pode recomendá-la para outras pessoas ou até mesmo consumir mais uma vez de você, o que aumenta os seus resultados e sua boa avaliação.
Saber reconhecer esses leads é tão importante quanto saber cativá-los e fidelizá-los à sua marca, principalmente através dos blog posts. E para te ajudar com isso que estamos aqui.
3 dicas para conquistar leads
Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância do blog post e o que os leads são e sua importância para o seu negócio, chegou o momento de conhecer dicas práticas para conquistar cada vez mais leads através dos seus blog posts.
Conheça o seu público
O primeiro passo e um dos mais importantes é conhecer muito bem o seu público, ou seja, saber para quem você está escrevendo e como aquele seu conteúdo pode impactar positivamente na vida do seu leitor.
Por exemplo, uma empresa de levantamento topográfico não pode publicar um artigo falando sobre como declarar o imposto de renda ou quais os melhores tipos de fontes para usar na decoração da sua casa.
Isso porque são assuntos completamente diferentes do segmento da empresa e que, no final das contas, servem apenas para informar e não persuadir aquele leitor, fazendo ele se tornar um lead.
Por isso, conhecer o seu público é extremamente importante para você produzir blog posts cada vez mais personalizados e persuasivos, além de levar os seus leitores a tomar uma atitude e se tornarem leads da sua marca.
Entenda os interesses do seu leitor
Um ponto muito importante e que não pode ficar de fora é entender o que o seu leitor quer de você e dos seus conteúdos, pois assim, você conseguirá oferecer exatamente o que ele procura.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com manutenção em disjuntores pode realizar uma pesquisa com os seus leitores, para saber no que eles possuem mais dúvidas e sobre qual assunto eles desejam saber mais.
É extremamente importante ouvir o seu público e entender os motivos pelos quais eles consomem o seu conteúdo e como você pode melhorar para fazer com que eles saiam da posição de simples leitores e se tornarem leads.
Para isso, levante pesquisas, converse com eles e pergunte de maneira honesta, sincera e transparente como você pode ajudá-los de maneira ainda mais efetiva, com toda certeza e objetividade. Isso será um divisor de águas na hora de produzir um novo blog post.
Crie landing pages
As landing pages podem ser entendidas como páginas que levam o usuário a tomar alguma decisão dentro do site, seja realizar um cadastro, assinar uma newsletter, seguir os perfis nas redes sociais ou apenas deixar um e-mail na caixa de contato do site.
Uma empresa que trabalha com calibração de equipamentos de medição, por exemplo, pode criar uma landing page no formato de formulário para contato, perguntando qual problema o leitor possui e ainda pedindo um contato para que você possa falar com ele.
Simples ações como essas já levam o leitor a ter uma atitude de interesse no que você oferece e, consequentemente, você também terá o contato de mais um novo potencial cliente para contatar.
Na internet, existem muitos materiais para te ajudar a construir landing pages criativas e personalizadas para o seu negócio, independente do segmento dele, essas páginas serão essenciais para a sua captação de leads.
Essas são apenas algumas das diversas dicas que podem te ajudar a captar mais clientes para o seu negócio, seja ele uma marca que venda modelos exclusivos de máquina flexográfica ou até mesmo uma escola particular de idiomas.
Principais ferramentas para captação de leads
Além das estratégias e dicas que citamos acima, você também pode contar com ferramentas para te ajudar a captar ainda mais leads através dos seus blog posts, algumas delas são:
CTAs
As CTAs são a sigla para o termo Call to Action, que em português significa Chamada para Ação, isso nada mais é do que uma simples frase que fala para o seu leitor tomar alguma decisão após a leitura de um artigo no seu site.
Algumas das mais usadas são:
Deixe um comentário;
Compartilhe com alguém;
Assine nossa newsletter;
Deixe seu e-mail para receber mais conteúdos;
Preencha nosso formulário de contato;
Nos chame no WhatsApp.
Tudo isso leva o leitor a tomar alguma atitude após ler o seu artigo, e essas atitudes farão dele, consequentemente, um novo lead que se tornará um potencial cliente da sua marca.
Pop-up
Já os pop-ups são uma espécie de pequenos balões que aparecem na tela do dispositivo do seu leitor a qualquer momento e, na maioria das vezes, possui alguma informação importante ou solicitar alguma ação dele.
Por exemplo, um artigo em um site sobre diligenciamento de fabricação pode criar um pop-up que peça o e-mail daquele leitor para que a equipe do site possa enviar um material ainda mais completo para ele de forma gratuita.
Isso, por mais simples que seja, faz com que aquele leitor fique curioso e realize a ação pedida para conhecer ainda mais sobre a sua marca e, futuramente, adquirir o que você oferece.
Dessa maneira, você consegue tirar esses leitores da zona de conforto e ajudá-los a ter mais atitudes que trarão diversos benefícios tanto para eles quanto para o seu negócio.
E lembre-se sempre que, antes de qualquer coisa, você está lidando com pessoas que possuem sentimentos e emoções que precisam ser respeitadas e ouvidas, isso fará da sua marca um espaço ainda mais humanizado e receptivo.
Por isso, se mostre sempre aberto para o novo e diferente, esteja sempre disposto a ouvir os feedbacks e procure melhorar não apenas as suas estratégias ou conteúdos, mas também, a maneira como a qual se porta com as pessoas que conhecem a sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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