De acordo com o relatório divulgado pelo ParcelLab, foi identificado que o marketing irrelevante está afastando os clientes, fazendo com que eles cortem qualquer tipo de laço com a empresa.
Para que você tenha uma ideia melhor, dos 49% das pessoas que foram erroneamente segmentadas em e-mail e redes sociais nos últimos seis meses, 42% decidiram cancelar a inscrição nas listas de marketing da marca.
Outros 24% decidiram bloquear a marca das redes sociais, cortando todos os vínculos com a empresa.
Para ser mais direto, a melhor maneira para evitar esse tipo de problema, é fazer com que a marca tenha mais cuidado sobre o direcionamento dos seus conteúdos.
Ou seja, não adianta enviar publicidade de uma empresa de suporte técnico em informática para uma pessoa que não possui interesse sobre o assunto.
Segundo as informações presentes no relatório, as pessoas não conseguem mais ter paciência com empresas que enviam materiais de marketing incorretos, ou imprecisos.
Logo, a primeira reação que esses consumidores têm é cancelar a assinatura do conteúdo da marca. Em outras palavras, isso significa que esses consumidores estão rompendo o seu relacionamento com a empresa.
Qual o impacto que o marketing irrelevante possui sobre as marcas?
Ainda sobre as informações do relatório da ParcelLab, foi identificado que quase metade de todos os clientes dos EUA disseram ter sido alvo de marketing irrelevante. Dentre todos esses consumidores, 88% destas pessoas tomaram medidas para se distanciar da marca.
O distanciamento, por sua vez, é extremamente prejudicial para uma contabilidade especializada em TI, por exemplo, visto que o seu alcance é a peça-chave para manter os resultados saudáveis.
Até aqui, você pode estar se perguntando por que isso acontece, e o motivo para os clientes decidirem tomar essas atitudes drásticas.
Para entender como tudo isso acontece, é necessário ir em partes. O fato é que a personalização é um fator obrigatório no marketing digital.
Outros estudos relacionados a atração de clientes, mostram que a personalização pode aumentar a taxa de abertura de e-mail em até 26%.
Isso significa que, quando um suporte técnico informática possui um site personalizado, automaticamente as chances para conseguir a atenção dos usuários, aumentam.
Entretanto, vale pontuar que a personalização não se limita apenas ao design do site, na verdade, ele engloba também todo o suporte e experiência que a empresa é capaz de promover.
Portanto, podemos concluir que a personalização é um fator bastante importante para empresas que desejam aumentar o seu alcance. Afinal, é através do alcance que fica fácil conquistar aqueles clientes que desejam comprar projetor, por exemplo.
Por outro lado, se o seu conteúdo não for direcionado para os clientes certos, eles não prestarão atenção no material que foi desenvolvido, e consequentemente ele acabará na lixeira do e-mail.
Esse tipo de coisa acontece porque a maioria das pessoas querem estar conectadas com a sua marca. Além disso, eles também desejam sentir a sensação de serem reconhecidos.
Dessa forma, quando as marcas cometem algum erro de personalização, o cliente saberá instantaneamente, isso porque ele estará esperando que você o faça da maneira correta.
No momento em que uma empresa especializada em limpeza comercial, que já é consolidada no mercado, toma uma atitude desagradável, logo os clientes saberão porque já estão acostumados com o tipo de postura do negócio.
Como evitar erros na personalização?
Quando o assunto é sobre enviar materiais de marketing incorretos ou imprecisos, já sabemos que a empresa estará perdendo alguns números que são relevantes na lucratividade da marca.
Portanto, o primeiro passo a ser dado para evitar erros na personalização, é ver esses números como eles realmente são: pessoas que possuem o perfil ideal para comprar com você. Cada contagem deve ser importante.
Para que todo o processo ocorra sem que nenhum problema aconteça, é necessário adotar algumas práticas para assegurar as campanhas de marketing.
Por exemplo, quanto mais seguro for a campanha de um distribuidor de fingerboard, maiores serão as chances dos resultados surgirem.
Dentre estas práticas, é importante que você saiba que: um ótimo e-mail enviado para a pessoa errada, é um esforço desperdiçado. E como manter essa prática viva na rotina? Para isso, é necessário adotar as práticas que foram citadas anteriormente. Elas são:
Conheça o seu público
Conhecer o seu público, não significa saber apenas o nome e sobrenome de um determinado cliente. Na verdade, você precisa conhecer as características do seu público-alvo, como:
Faixa etária;
Localização geográfica;
Nível de escolaridade;
Renda média mensal;
Hábitos de consumo;
Comportamento;
Objetivos e necessidades.
É importante se perguntar, se você está contribuindo para a vida e os objetivos do seu público-alvo. Isso, na verdade, precisa estar claro em qualquer campanha de marketing que for desenvolvida.
Cuide da sua lista de e-mails
Já na sua lista de e-mails, o mais importante a se fazer é mantê-la atualizada, limpa e apenas com os leads lhe deram permissão para estar lá. Adotar esse tipo de prática, irá ajudar a organizar os seus contatos e ter uma lista sempre pronta para enviar as futuras campanhas.
Tenha listas diferentes
Aproveitando o momento, ao criar sua lista de contatos, tente criar uma lista exclusiva para objetivos e campanhas diferentes. Ou seja, se você possui clientes interessados em serviço de cross docking, considere a criação de uma lista exclusiva para esses consumidores.
Ao ter uma lista diferenciada, você pode direcionar melhor a sua comunicação, sabendo exatamente com quem falar, quando quer falar, e o mais importante, sobre o que falar.
Não pense que sua mensagem é mais importante que o público
Ao criar um material, é muito comum que você pense que ele é super importante, contudo, ele é relevante apenas para sua persona, ou para você também? Ao enviar um e-mail ele pode perder todo o seu potencial quando destinado para a pessoa errada.
Importância da comunicação com o cliente
Dentro do mundo do empreendedorismo, é certo dizer que um dos principais pilares para qualquer relacionamento saudável, é a comunicação.
Ao aplicar uma comunicação saudável junto com os clientes, a empresa passa a ter mais eficiência na resolução dos seus problemas.
Quanto mais eficiente for o seu canal de resolução, melhor será para o cliente, afinal, não há nada mais decepcionante do que comprar algo, e não suprir suas expectativas.
Além disso, vivemos em uma era digital, e quando um cliente não tem uma boa experiência com a empresa, ele pode facilmente divulgar o relacionamento que teve com a marca, e isso automaticamente prejudica a imagem da empresa perante ao público-alvo.
Felizmente, o mesmo ocorre quando a empresa consegue proporcionar uma boa experiência ao usuário, onde o consumidor pode mostrar nas redes sociais como foi bem atendido, e assim se desenvolve o marketing orgânico.
Vale a pena pontuar também que, as pessoas tendem a valorizar mais aquele negócio que demonstra se importar com o cliente. O primeiro passo para esse caminho, é por meio de um bom atendimento e uma boa comunicação com o público-alvo.
Dito isso, vale a pena caprichar no tratamento que é disponibilizado a ele para conseguir transmitir a imagem de que a empresa é uma grande aliada do consumidor.
Entretanto, você sempre irá se deparar com aquele cliente insatisfeito, que sente prazer em reclamar. O fato é que nenhum negócio está imune a isso, mas com uma boa comunicação, é possível trazê-lo mais para dentro do seu negócio.
Tenha em mente que, ao lidar com um cliente difícil, significa que você possui uma oportunidade para resolver as suas dificuldades, efetuar uma nova venda, e mantê-lo como um cliente fiel por um bom tempo. Assim, você transforma o seu cliente em um ótimo parceiro de negócio.
No mais, podemos dizer que ter uma boa comunicação com o consumidor pode gerar grandes impactos na empresa como um todo, principalmente quando se trata da sua lucratividade.
Ao conseguir fidelizar os seus clientes, significa mais previsibilidade de dinheiro entrando no caixa nos próximos meses, ou anos.
Antes que você desenvolva qualquer tipo de campanha de marketing, é necessário que a sua empresa tenha uma estrutura apta a lidar com a demanda dos consumidores.
Ou seja, nem tudo é venda, é importante se atentar ao suporte dado ao cliente. Imagine você precisar de uma autorização ambiental, e não ter nenhum suporte para te ajudá-lo. Portanto, considere ter os seguintes canais de comunicação:
Central de atendimento;
Pesquisa de opinião;
Caixa de sugestões ou reclamações;
Comunicação pessoal;
Ouvidoria.
Ao ter uma estrutura com todos esses elementos, dificilmente os seus clientes irão sofrer com eventuais problemas, afinal, haverá uma equipe por trás para resolver qualquer evento inesperado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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