O Google é a maior plataforma de busca de informação em todo o mundo, é quase impossível conhecer alguém que não o conheça e nem tenha o utilizado para procurar por algo na internet.
Sabemos bem que a era digital chegou para mudar por completo nossas vidas, e a internet fez com que essa mudança se concretizar. Sendo assim, hoje estamos ainda mais conectados com tudo o que envolve esse universo.
Não é à toa que nos dias de hoje conseguimos fazer tudo através do computador ou celular, como trabalhar, estudar, fazer compras e até mesmo consultas com médicos e especialistas, algo que parecia impossível há cerca de 50 anos atrás.
Seja para encontrar uma consultoria em gestão de vendas ou uma empresa que venda produtos para limpeza, o Google é o melhor lugar para achar tudo o que você precisa com alguns cliques e pouquíssimos segundos.
Entretanto, com o passar do tempo o Google começou a contar com os algoritmos, que são espécies de pequenos robôs que trabalham com a avaliação dos sites que estão presentes dentro da plataforma para saber se elas estão seguindo as diretrizes do espaço.
Isso porque quem pensa que a internet é uma terra sem dono está muito enganado, já que ela também possui suas regras e diretrizes que precisam ser seguidas à risca para que nenhum site, empresa ou pessoa tenha problemas com a lei.
Por isso, esses algoritmos passeiam pelos sites presentes dentro da internet, principalmente no Google, justamente por ser o maior buscador de informação para verificar se todos os sites estão dentro das normas.
Sendo assim, da mesma maneira que uma empresa de atualização de firmware entende a importância de seu serviço para os negócios, o Google também começou a entender como era importante atualizar seus dados e mecanismos.
E é justamente dentro desse cenário que o core update entra, e se você não ouviu falar sobre este conceito, não se preocupe, hoje iremos abordar o tema para que você entenda tudo sobre essa mudança que gerou muito receio dentro do Google.
Entenda o que é o core update
O core update, se traduzido para o português literal, significa atualização principal, e isso já nos ajuda a entender um pouco sobre o que se trata esse conceito tão importante e que está mudando o Google por completo.
Esse conceito nada mais é do que a atualização dos mecanismos e algoritmos dentro do Google, ou seja, essas ferramentas passam por uma mudança e atualização em seu sistema principal.
Assim como o sistema de vendas de uma empresa que presta erp integrado precisa de constantes atualizações, os algoritmos e mecanismos do Google não ficam de fora disso, precisam de atualizações também.
E o core update surgiu justamente para isso. Ele serve para deixar tanto os algoritmos quanto os mecanismos de busca do Google bem preparados e cada vez mais padronizados e personalizados para as ações de busca por parte dos usuários.
Ele se tornou extremamente importante justamente por isso, pois se preocupa em oferecer para o usuário uma ótima experiência de busca de informação dentro do Google, mudando por completo a relação deles com a internet.
Sua finalidade está com foco nisso, na melhora da experiência do usuário durante a procura por uma informação, produto, serviço ou qualquer outra coisa que sabemos bem que o Google pode entregar facilmente.
Assim como um sistema de software precisa de um bom desenvolvimento de software automação comercial para garantir o sucesso do programa, o Google é uma plataforma que precisa de atualizações e ferramentas que otimizem e melhorem seus processos.
Sendo assim, o core update se tornou essencial para que o Google mantenha a qualidade de sua plataforma e se mantenha como o maior buscador em todo o mundo, e para isso é necessário acompanhar as evoluções e mudanças dentro do mercado tecnológico.
Por isso o core update se tornou tão necessário para o Google, pois permite que ele esteja por dentro das mudanças nesse segmento e traga para sua plataforma o melhor do mercado para oferecer uma experiência cada vez melhor aos seus usuários.
Conheça as principais atualizações do Google
O core update foi realizado pela última vez em maio de 2022 e isso trouxe muitas mudanças para o Google, algumas que ajudaram e outras que pioraram a situação de alguns sites, mas tudo isso para tornar a experiência do usuário melhor.
Precisamos entender isso muito bem, pois o Google não é uma plataforma que irá apenas ajudar o seu site a crescer, antes de qualquer coisa, o objetivo principal da marca é oferecer uma ótima experiência para que o usuário não deixe esse buscador de lado.
Sendo assim, o usuário que procura por um serviço de cross docking no Google terá muitas desvantagens se comparado com outros buscadores. E o core update trouxe mudanças que promete tornar isso ainda melhor, e as principais delas são:
Indexação
O processo de indexação nada mais é do que o procedimento realizado pelos algoritmos do Google, que passeiam pela plataforma à procura de novos sites e páginas que foram colocadas no ar com o objetivo de mostrá-la para mais pessoas.
Sendo assim, a indexação funciona da seguinte forma: os algoritmos encontram o seu novo site ou página, e a partir do conteúdo que lá se encontra, eles começam a entregar elas como resultado para quem pesquisa por algo relacionado.
Com o core update esse processo também passou por mudanças, e agora os algoritmos estão cada vez mais rígidos quanto ao processo de indexação, mantendo mais severidade quanto a casos de plágio e black hat dentro das páginas.
Sendo assim, um site ou nova página de célula automatizada, por exemplo, precisa seguir à risca as diretrizes do Google para que o processo de indexação seja bem feito, o que consequentemente gera um melhor ranqueamento para eles.
Ranqueamento
Se você já fez alguma pesquisa no Google, deve se lembrar que os resultados aparecem como uma lista para você, e essa lista é conhecida como o ranking do Google, ou seja, os primeiros resultados dessa lista são considerados o melhor para o que você procura.
Quem entende a importância desse título se esforça diariamente para que o seu site alcance a primeira posição do Google, pois o site que vai para lá possui mais visibilidade e visitas do que os outros.
E o processo de indexação que mencionamos anteriormente é essencial para que os algoritmos façam o seu site crescer em posicionamento e a cada dia ocupar uma posição melhor e maior dentro dos resultados.
Entretanto, com o core update esse processo também se tornou cada vez mais minucioso, onde sites que pagam para ocupar essas posições começaram a ser menos vistos, e os lugares dados a sites que fazem isso de maneira orgânica.
Por isso, seja o seu site um e-commerce que vende dispositivos de controle industrial ou até mesmo um blog com dicas de saúde, essas atualizações podem afetar diretamente o seu site e os seus resultados.
Entenda como os sites podem ser impactos
Como mencionamos, essas atualizações estão afetando diretamente os sites do Google, e a maioria dos donos não gostaram dessa mudança por alcançarem que estão trazendo péssimos resultados para o seu posicionamento.
Mas o objetivo do Google e dessas atualizações não é atrapalhar o seu crescimento, pelo contrário, é gerar um espaço para que o seu site possa crescer de maneira saudável e com o maior número possível de igualdade com seus concorrentes.
Sendo assim, muitos acham que essas atualizações são ruins porque elas estão reavaliando todas as páginas da web e verificando quais sites tiveram mais e melhor racionamento nos últimos tempos e os motivos que os levaram até lá.
Dessa maneira, tanto um site de automação industrial quanto um blog sobre beleza passam pelas mesmas atualizações em seus algoritmos e o Google começa a fazer uma verificação minuciosa nas estratégias e posicionamento desses sites.
Isso porque, caso um site já tenha alcançado uma ótima posição através das palavras-chave nos últimos tempos, os algoritmos começam a dar mais espaço para outros que também fazem um bom trabalho, mas ainda não possuem uma boa visibilidade.
E claro, isso também serve para encontrar sites e páginas que possam estar ferindo as diretrizes do Google, para que, nesses casos, eles sejam banidos e até mesmo multados por esses graves erros.
Por isso, muitos sites podem estar passando por uma instabilidade em seu ranqueamento, mas acredite, isso tudo é parte de um plano maior e melhor para que o Google continue sendo uma plataforma ética, igualitária e de qualidade para os usuários.
Dicas para evitar a queda do ranqueamento
Para finalizar, selecionamos uma lista com dicas práticas que podem fazer toda a diferença para o seu site, evitando que o seu ranqueamento ou posicionamento caia, mesmo com essas atualizações e mudanças que estão acontecendo. Confira:
Produza conteúdo de qualidade;
Evite o black hat;
Utilize suas palavras-chaves;
Aplique estrategias de SEO;
Não plagie conteúdo;
Produza conteúdos comerciais.
Dicas simples como essas já fazem toda a diferença no posicionamento do seu site, permitindo que mesmo com as atualizações, os algoritmos continuem a enxergar as suas páginas como páginas de qualidade na plataforma.
Dessa maneira você não terá medo dessas mudanças, pois sabe que elas surgem para trazer uma melhor experiência para o usuário e que o seu site, seguindo as diretrizes do Google, não correrá riscos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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