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gabrielaraujo18

CTA: Saiba como chamar o seu público para uma ação no seu conteúdo

A sigla CTA, vinda de call to action, significa “chamada para ação” e é um comando direcionado ao público inserido em sites, blogs ou perfis no conteúdo publicado.



Ou seja, o CTA nada mais é do que mensagens de comando que são capazes de instigar o público a realizar uma determinada ação. É, portanto, um meio de colocar seu negócio em conexão direta com seus potenciais clientes.


Basicamente essas chamadas para ação são usadas para dar um “empurrãozinho” no visitante a fim de que ele realize a ação desejada, ou seja, são mensagens envolventes que despertam e criam senso de urgência, transmitidas por meio de um botão ou widget.


De forma bem direta, os CTAs são elementos fundamentais para a realização de campanhas de inbound marketing, por isso devem ser escolhidos com extremo cuidado e estratégia.


Nesse sentido, é preciso saber criar CTA emocionais para vender o seu fornecedor de gradil corretamente para os leitores – que são na verdade potenciais clientes – e surpreendê-los, e acima de tudo despertar sua curiosidade.


Significado, características e métodos de uso


O CTA representa um convite direto para realizar uma atividade específica, seja clicar em outro artigo, se inscrever na newsletter ou mesmo comprar um produto/serviço.


O uso correto reduz a taxa de rejeição e ajuda a melhorar a taxa de conversão em um site, blog e e-commerce, por exemplo.


Para que um CTA tenha um impacto significativo, deve ter as seguintes características:


  • Uso do modo imperativo;

  • Design atraente e estimulante;

  • Frases curtas e concisas;

  • Uso correto de palavras de ação.


São ferramentas versáteis, pois se adaptam a todas as necessidades. Eles podem ser usados ​​para pessoas que pesquisam determinada palavra nos mecanismos de busca possam encontrá-la mais rapidamente.


Por exemplo, palavras pesquisadas como “sensor de nível preço são utilizadas por pessoas que querem essa peça em questão com o melhor valor possível.


Os resultados que apareceram para ela são vários, e certamente ela irá no site de menor preço primeiro. No entanto, caso não tenha conteúdo interessante ou não passe confiança para ela, a saída da página é certa, então ela continuará sua navegação em outros sites.


Se o seu site estiver bem estruturado, com riqueza de conteúdo e suporte para ela adquirir o produto, é certo que será bem mais fácil para pedir uma cotação, incentivar uma compra ou para baixar um e-book.


A estrutura de um CTA e as palavras a serem utilizadas variam de acordo com o objetivo final, que deve ser convencer o cliente a realizar uma ação já iniciada.


CTAs primários e secundários: as principais diferenças


Existem dois tipos de CTAs que podem ser utilizados nas estratégias: primário e secundário. Os CTAs primários são caracterizados por frases curtas e concisas que exigem mais participação do usuário, então não é como célula automatizada.


Vamos supor que em um e-commerce haja o call to action “Compre agora” na vitrine de produtos online.


Para adquirir o item, o cliente deve clicar no CTA, escolher o produto, adicioná-lo ao carrinho e concluir a transação com o pagamento final. Este é apenas um exemplo de um CTA primário, mas existem muitos outros.


Os CTAs secundários, por outro lado, exigem menos envolvimento do usuário. Por exemplo, eles podem convidar você para ler um artigo ou baixar um e-book, seguir a marca nas redes sociais ou talvez compartilhar um artigo.


Deve haver perfeita harmonia entre os CTAs primários e secundários para que um não se sobreponha ao outro e vice-versa. O interessante é que os CTAs podem ser convenientemente personalizados de acordo com seus propósitos e o mercado-alvo.


Existem ferramentas que fornecem toda uma estrutura específica para criar CTAs, com as quais você pode personalizar a mensagem com base na localização, origem, tipo de dispositivo, setor e muito mais.


O mesmo programa dá dicas úteis para criar CTAs eficazes e atraentes, capazes de aumentar significativamente a taxa de conversão. Funciona como uma calibração de equipamentos de medição, em que tudo é medido e é calibrado para suas próprias estratégias e objetivos.


Como criar um call to action vencedor?


Como deve ser um call to action perfeito? Bom, isso depende bastante do seu segmento de negócio, bem como do perfil do seu público-alvo. Com certeza existem algumas regras fundamentais que você deve seguir e podemos identificar pelo menos 5:


  • Escolha o produto ou serviço que pretende promover;

  • Estabeleça seus objetivos;

  • Decida que tipo de CTA você deseja usar;

  • Escolha onde colocar o CTA;

  • Escolha o serviço ou produto para enviar.


Ou seja, você não pode aplicar o mesmo CTA a diferentes produtos ou serviços. Se você vende produtos diferentes, para cada um deles é preciso pensar em um CTA diversificado.


Sem dúvida isso cria uma interação certa com o usuário a fim de conduzi-los com as palavras-chave adequadas para realizar a ação desejada.


Quais são seus objetivos?


Quando você cria um CTA, você precisa priorizar seu objetivo. Por exemplo, se você é fornecedor de dispenser Kimberly e pretende vender bastante esse produto, você precisa destacar bem as soluções que ele oferece.


Se, por outro lado, seu objetivo é estabelecer uma relação de confiança, tente liberar os dados do usuário. Os CTAs que oferecem incentivo são perfeitos para gerar leads, pois oferecem retorno imediato ao usuário que realiza a ação indicada.


Existem outros também, e você precisa entender qual abordagem é mais relevante para o seu público.


Por exemplo, um empresário que procura um fabricante de linha de vida e não conhece bem sobre qual melhor estruturar em seu projeto, você precisará fornecer um conteúdo rico para gerar confiança em sua marca.


Onde inserir o CTA?


Aqui está outro aspecto importante a considerar: onde colocar o CTA? A localização é crucial para o trânsito. Pode ser colocado no início de uma página da web, após uma postagem de blog ou no final de um e-mail.


É aconselhável fazer alguns experimentos para avaliar onde o CTA funciona melhor, de modo a colocá-lo na posição que oferece o melhor desempenho.


Dicas para escrever um call to action eficaz


É importante saber também quais são os critérios a serem atendidos para escrever uma chamada à ação que seja realmente eficaz para seu público. Aqui estão algumas dicas úteis para atingir o objetivo pretendido:


Preste atenção aos verbos que você usa

O modo imperativo é o mais utilizado, pois atua de forma mais eficaz ao convidar o usuário a realizar essa ação imediatamente para aproveitar os benefícios.


Para que a mensagem seja o mais direta e forte possível, é aconselhável usar verbos curtos e mais incisivos, como: “Inicie agora”, “ligue agora”, “acesse agora”. Ou seja, são frases que levam os leitores a agir imediatamente.


Não abuse dos advérbios

Você não deve usar muitos advérbios. Na verdade, os longos, como “rapidamente”, “imediatamente” ou “certamente devem” ser eliminados porque correm o risco de ser elementos de distração. Se você realmente quiser usá-los, confie em advérbios curtos, como “agora”.


Use linguagem comum


Sua mensagem precisa despertar a emoção, mas ao mesmo tempo se basear em uma linguagem de fácil compreensão.


Portanto, não pense em frases muito complicadas ou palavras técnicas e estranhas, elas podem assustar o usuário e obter o efeito contrário ao desejado.


Mantenha sua promessa


Seu CTA deve ser relevante. Se você prometer um recurso gratuito, como um e-book, ele não deve se vincular a uma landing page. Você corre o risco de perder credibilidade e colocar em risco a confiança do cliente.


Foco na exclusividade


Criar um CTA diversificado com poucas palavras que saiba se destacar dos concorrentes não é uma tarefa fácil, principalmente se seu público é bem específico e procura por corte e dobra plasma, por exemplo, que é a área da metallica.


Por isso é preciso aproveitar as emoções, que representam a principal motivação que leva o usuário a pesquisar sobre determinado produto e o que os leva a comprar.


A exclusividade é uma das características que mais impressionam os compradores. Frases como “última chance” ou “só faltam alguns itens” despertam no usuário o desejo de comprar para não perder a oportunidade.


Exemplos de chamada para ação


Você está procurando inspiração para CTAs para colocar no seu e-commerce, blog ou site da empresa? Então aqui estão uma série de exemplos de CTAs para se inspirar:


Compre agora


Provavelmente não é o máximo de originalidade, mas é extremamente conciso e consegue atingir dois objetivos: convidar o usuário a comprar (afinal ele está lá para isso) e a também o convidar a fazer isso naquele instante.


Especialmente se for um usuário que já pesquisou como comprar determinado produto, como por exemplo um inversor de frequência comprar, esse CTA já será muito bem estratégico.


Adicione ao carrinho


Outro CTA típico para lojas de e-commerce. O usuário pode salvar os produtos em questão e navegar ao mesmo tempo no catálogo e localizar outros itens. Uma ótima maneira de aumentar o volume de gastos totais.


Saiba mais


Um CTA genérico que deixa a porta aberta para o usuário, fazendo-o entender que pode encontrar muitas outras surpresas se continuar sua navegação.


Nesse caso também é importante escrever um conteúdo envolvente e cativante, capaz de dizer coisas interessantes e despertar a curiosidade do navegador.


Deixe um comentário


Este é um CTA muito popular em e-commerce, blogs, marketplaces e redes sociais.


Além disso, hoje os feedbacks são muito procurados pelas empresas, tendo em vista que muitos usuários leem os comentários de clientes anteriores antes de comprar um item ou um serviço.


Inscreva-se na newsletter


Aqui está outro CTA muito popular entre o e-commerce, que pode ser reforçado ainda mais com frases adicionais como “estar atualizado” ou “ser o primeiro a saber das novidades”.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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