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gabrielaraujo18

O que esperar de 2023 para o marketing digital?

O marketing digital é um conceito que mudou por completo a forma como as empresas trabalham e os consumidores encontram o que precisam ou desejam. Não há como negar tal transformação e a mudança positiva em todo o mundo.


Os avanços da tecnologia trouxeram não só mais facilidade para o dia a dia das pessoas, como também novas oportunidades para que elas pudessem realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.


Antes, ter um negócio para chamar de seu, parecia algo impossível devido ao alto investimento e a burocracia que existia em cima desse processo. Hoje, trata-se de algo mais simples do que se pode imaginar.


A chegada do marketing digital revolucionou o mercado e, com o passar do tempo, os avanços da tecnologia também trouxeram melhorias significativas para essa área, permitindo que o mercado se expandisse cada vez mais.



Hoje, seja para encontrar um corrimão de madeira ou até mesmo um serviço de cuidados com um bebê, tudo se tornou mais simples de achar através da internet e do trabalho do marketing digital.


Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre o conceito do marketing digital, assim como as tendências desse setor para o ano de 2023, sua importância para as empresas e os benefícios que trazem para quem nele aposta.


Entenda o conceito de marketing digital


Antes de qualquer coisa, é importante que entenda o que é o marketing digital, pois mesmo se tratando de um conceito famoso no mercado, existem algumas pessoas que ainda não sabem sobre o que ele se trata.


Em suma, o marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que são aplicadas dentro de um ambiente 100% online e que servem para ajudar marcas e empreendedores a gerarem mais resultados a partir de práticas, como:

  • Redes sociais;

  • Anúncios;

  • Inbound marketing;

  • Outbound marketing;

  • Marketing de conteúdo;

  • Tráfego orgânico;

  • SEO, entre outras.

Um dos grandes diferenciais do marketing digital é a sua versatilidade, pois o conjunto de estratégias pode ser usado tanto por quem deseja vender um projeto elétrico predial quanto por quem quer comercializar as roupas de sua marca.


Antes, era preciso gastar rios de dinheiro, esperar anos e contar com a sorte para que um negócio desse certo. O marketing digital veio para revolucionar esse mercado e provar que é mais do que possível fazer isso de maneira simples, acessível e econômica.


Não se trata de fórmula mágica, mas de um método que, se aplicado da maneira correta, gera resultados fantásticos para um negócio e possibilita a construção de um grande império como muitos que podemos ver atualmente no mercado.


Principais tendências de marketing digital para 2023


Agora que você já sabe sobre o que se trata o marketing digital, chegou o momento de conferir as tendências desse setor para o ano de 2023 e o que promete bombar dentro deste mercado e fazer as empresas faturarem ainda mais. Confira:


Metaverso


Desde o seu anúncio, ainda em 2022, o metaverso já ocupa um espaço notório no mercado e chama a atenção, tanto de donos de empresas que trabalham com georreferenciamento de imóveis rurais quanto de simples usuários.


Isso porque, a criação de uma nova realidade permitirá uma maior interação entre pessoas de todos os lugares do mundo através de um simples aparelho. Isso é algo que não se vê todo dia e que promete chegar fazendo toda a diferença no mercado em 2023.


Inteligência artificial


Além disso, quando falamos de tecnologia e experiência do usuário no universo digital, é impossível não falar sobre a inteligência artificial, o avanço da tecnologia que cresce cada dia mais e que traz novidades a todo ano para os mais diversos setores.


O marketing digital é um que já usa bastante a inteligência artificial em sistemas e ferramentas do dia a dia para facilitar o trabalho de profissionais da área, o que promete ser ainda mais desenvolvido e presente neste ano.


Data driven


Há quem diga que vivemos na era dos dados, o que não é uma mentira, pois tanto uma empresa que vende câmeras ip intelbras quanto um estudante de medicina precisa lidar com a produção de dados a todo o momento nos dias atuais.


Para o universo do marketing digital, os dados são aliados que auxiliam na melhor análise e tomada de decisão. Por isso, o data driven promete ser uma grande tendência neste ano, pois trabalha justamente em paralelo a esses dados que podem fazer toda a diferença.


Marketing de influência


Nos últimos anos, principalmente entre 2021 e 2022, vimos que o universo dos influenciadores digitais cresceu de uma forma assustadora, o que gerou mais empregos e mais oportunidades de crescimento para as marcas.


Em 2023, esse mercado promete ficar ainda mais agitado, é o que chamamos de marketing de influência, que se baseia na contratação de influenciadores digitais que divulguem a sua marca através das redes sociais, o que já se tornou comum nos dias atuais.


Diversidade


Por último, mas longe de ser menos importante, a diversidade dentro das marcas também promete ser uma pauta em alta neste ano, mas o que não é novidade para uma marca de câmera de monitoramento e outras do mercado, que já trabalham com essa ideia.


Vivemos em um mundo e país diverso. Por isso, em 2023, espera-se que as marcas tragam essa diversidade para dentro dos negócios e conte com diferentes tipos de profissionais em sua rotina, principalmente aqueles que representam minorias dentro da sociedade.


Essas são apenas algumas de diversas tendências que prometem agitar o setor do marketing digital em 2023 e fazer toda a diferença dentro dos negócios que apostarem em tais novidades.


Saiba qual a importância estratégica desta área no mercado


Para que entenda ainda mais sobre o assunto, nada melhor do que compreender a importância estratégica do marketing digital para o mercado e como essas tendências podem, de fato, ajudar nos resultados das empresas.


Pois bem, hoje, mais da metade de toda a população mundial possui acesso à internet. Isso significa que se uma pessoa precisar de um bom serviço de engenharia, ela sabe que encontrará o que precisa na internet, em poucos segundos e com apenas alguns cliques.


Isso prova como o mundo mudou e como as pessoas estão cada vez mais atentas ao que acontece no mundo digital e nas novidades que o cercam, inclusive as tendências que surgiram no último ano e que prometem vir com força total em 2023.


Falar sobre a importância do marketing digital no mercado atual é mencionar sobre a grande influência da internet e das redes sociais, que são os canais por onde existe e consegue aplicar suas estratégias.


Imaginar um mercado sem o marketing digital é imaginar um mundo sem internet e redes sociais. Por isso, o conceito se uniu a essas inovações e sempre acompanhou as mudanças do mercado para levar o melhor aos usuários.


Benefícios do marketing digital para as empresas


Para finalizar este conteúdo e entender ainda mais sobre a importância de tal conceito, nada melhor do que conhecer os benefícios do marketing digital para as empresas, seja ela uma de rejunte para porcelanato bege ou uma de produtos agrícolas. Confira:


Mais interatividade


O primeiro deles é o aumento da interatividade, ou seja, a troca que existe entre ambos os lados que se conectam e que se comunicam através da internet, das redes sociais e de diversos outros meios de comunicação.


Quando falamos disso dentro do marketing digital, é normal ver marcas usarem os canais que existem nesse universo para se comunicar com seus clientes, e ao contar com estratégias desse universo, manter e desenvolver tal interatividade torna-se mais simples.


Melhor mensuração


Além disso, com o marketing digital, também é possível ter uma melhor mensuração sobre os resultados da sua marca, seja através do número de curtidas e compartilhamentos do seu conteúdo ou dos acessos ao seu site de vendas.


Hoje, é possível analisar quantas pessoas buscam por onde comprar lustres bonito e barato, assim como quantos usuários procuram por um produto que a sua marca pode oferecer. Isso facilita ainda mais o seu processo de captação de novos clientes.


Mais direcionamento


E é claro que também não poderíamos deixar de falar sobre o direcionamento de conteúdos, anúncios e campanhas de uma marca que, através do marketing digital, conseguem ser mais segmentadas.


Isso significa que é possível controlar de forma mais precisa para quem a sua marca será exibida e se essas pessoas possuem grandes chances de consumir e, com isso, aumentar ainda mais suas chances de venda.


Esses são apenas alguns dos milhares de benefícios que o marketing digital traz para as empresas que trabalham com ele e que servem como prova de todo o seu potencial e influência dentro do mercado.


Considerações finais


Sendo assim, torna-se mais simples entender a importância de tal conceito e já estar por dentro de tudo o que promete agitar esse setor no ano de 2023, fazendo deste um ano de sucesso e muitos resultados positivos para o seu negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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