Realizar a migração de um site pode ser muito difícil, uma vez que inúmeras consequências podem surgir.
Existem muitos motivos que impulsionam empresas a migrarem de sites, mas independentemente da razão, existem alguns cuidados que devem ser levados em consideração ao efetuar esse procedimento.
Você está pensando em realizar a migração do seu site, mas está com medo de perder o tráfego já conquistado? Continue lendo o artigo e descubra como otimizar essa transição sem dores de cabeça.
O que é migração de site?
A migração de site nada mais é do que ações que podem envolver:
Adicionar uma versão móvel;
Alterar navegação do site;
Alterar nome do domínio;
Alterar URLs;
Migrar de servidor;
Migrar para outro CMS;
Mudança de HTTP para HTTPs;
Redesenhar um site.
Essas são as principais ações que definem a migração de um site.
Por exemplo, se você possui um site de consultoria elétrica e decide fazer uma versão para ser utilizada em celulares. Nesse caso você estará realizando uma migração do seu site.
Existem muitos motivos para realizar essa operação. Dentre eles, pode ocorrer a situação em que o seu site não seja responsivo.
Atualmente, esse é um grande problema, uma vez que cada vez mais pessoas utilizam os Tablet e smartphones para acessar seus sites de interesse, às vezes até mais frequentemente que em computadores e notebooks.
Por esse motivo, é fundamental que o seu site atenda a essa funcionalidade, a fim de alcançar um maior número de pessoas.
Outro fator seria a desatualização do design do seu site. O design muda constantemente, estando sempre evoluindo. Por isso, se faz extremamente necessário acompanhar as suas alterações e manter o design da sua página moderna e atualizada.
Por exemplo, se você possui um site sobre física, adicionando diferentes posts sobre molas de tração, campo eletromagnético, entre outros.
Você pode precisar investir no design do site para que ele se torne menos pesado e mais funcional, otimizando assim a experiência do internauta e atraindo um público maior.
Outra situação que pode requisitar a migração do seu site é a renovação da identidade da sua marca. Nesse caso, para adquirir um melhor resultado no reposicionamento da empresa, a alteração na plataforma pode ser muito eficaz.
Por exemplo, se um negócio pretende se destacar no setor de empresas de portaria virtual e, para isso, decide reposicionar a sua marca. A alteração na plataforma o ajuda a adquirir essa renovação com maior facilidade.
É possível perceber que toda a empresa que possua uma visão de futuro e objetivo de crescimento e evolução necessita fazer a migração de seu site em algum momento.
Isso acontece porque o mercado sofre alterações constantemente, o design evolui e os meios de comunicação também. Portanto, o acompanhamento do mercado se faz necessário para uma melhor interação com o usuário e, consequentemente, maior número de conversões.
Entretanto, é necessário tomar cuidado ao realizar essas alterações, uma vez que existe o risco de perda de tráfego, entre outros motivos.
Riscos da migração de site
As perdas de resultado ao realizar a migração do seu site podem ser várias. Dentre eles, pode-se citar:
Perda de backlinks;
Perda de elementos como imagem e texto;
Perda de páginas (o famoso “erro 404”);
Perda de palavras-chave;
Perda de posicionamento;
Perda de receita;
Perda de relevância e autoridade;
Perda de visitas.
Ao realizar a migração de um site, é muito importante observar e acompanhar os seus resultados. Ao perceber qualquer indício de perda, significa que alguma etapa no processo foi pulada ou não foi bem executada.
Para realizar uma migração eficiente, é necessário passar por uma série de etapas, a fim de que não se perca o seu tráfego no processo. Entretanto, quais são as ações que devem ser tomadas para eliminar esse risco?
Como fazer a migração do site?
Para realizar a migração de um site, é necessário simplificar as etapas ao máximo e, para que isso ocorra, deve-se realizar uma etapa de cada vez. Além disso, é necessário o desenvolvimento de um bom planejamento, tendo como base todos os dados e análises do seu negócio.
Para realizar a migração de site, é necessário tomar as seguintes providências:
Informar a migração aos usuários;
Manter uma comunicação alinhada com toda a equipe;
Manter uma rotina de reuniões;
Migrar o site aos poucos;
Evitar realizar diferentes tipos de migração de uma vez;
Fazer a migração durante um período de tráfego mais baixo;
Fazer diversos testes no ambiente de homologação.
Essas são as etapas a serem realizadas antes, durante e depois da realização da migração só seu site.
Informar a migração aos usuários
É preciso avisar o seu público da intenção de migração. Dessa forma, eles saberão das mudanças que irão ocorrer e podem facilitar o processo.
Por exemplo, se você possui um e-commerce de brindes personalizados diferentes, você pode comunicar as pessoas que já te acompanham e elas, por sua vez, podem apoiar as transformações através de sugestões e compartilhamentos.
Manter uma comunicação alinhada com toda a equipe
Um negócio envolve muitas pessoas e funções. Para que a migração aconteça da melhor forma possível, toda a sua equipe precisa estar alinhada com os objetivos, metas e tarefas de cada uma das partes.
Por exemplo, se você possui uma empresa que fornece um sistema gerador de totem controle de acesso para outras empresas.
Antes de realizar a migração do seu site, você deve alinhar todas as informações necessárias com a equipe de T.I, desenvolvedores, marketing, redatores, especialistas em SEO, designers, entre outros profissionais.
Dessa forma, durante todo o processo, todos estarão cientes de suas funções e objetivo geral, melhorando, assim, o desempenho individual e em grupo.
Manter uma rotina de reuniões
Não é apenas necessário um alinhamento antes do processo, mas também durante o processo de migração. Durante a realização da transição, muitos fatores podem mudar e, as metas e tarefas podem precisar ser alteradas também.
Além disso, com reuniões constantes é possível identificar o progresso de cada um, as evoluções que já foram alcançadas e os próximos passos a serem seguidos.
A comunicação entre os setores também é fundamental para esse alinhamento e, com reuniões periódicas, se garante uma melhor compreensão de cada área.
Por exemplo, em uma empresa de construção civil, através das reuniões com engenheiros, administradores e toda a equipe, é possível realizar um melhor acompanhamento de obras, a fim de adquirir o melhor desempenho da equipe.
Migrar o site aos poucos
Não precisa migrar de uma vez. O ideal é ir migrando aos poucos, analisar os resultados alcançados e ir se adequando às mudanças. Se for possível realizar pequenos testes, migrando uma parte por vez e evitando problemas muito graves.
Por exemplo, se você possui uma loja de tintas e pretende fazer alterações de design no seu site, comece facilitando o acesso aos textos sobre inspeção de pintura, por exemplo. Depois passe para animações 3D, gráficos sofisticados e atividades mais complexas.
Evitar realizar diferentes migrações de uma vez
Se a sua intenção de migração é o reposicionamento da marca, a alteração de URL, atualização do design ou outras alterações. Não realize tudo de uma vez.
Toda migração possui o risco de perda do tráfego, caso você realize várias de uma vez, estará mais exposto ao risco, sem conseguir controlar cada uma corretamente.
Por exemplo, se você possui uma empresa de mudança residencial e pretende reposicionar a sua marca, você pode começar realizando pequenas alterações no design, otimizando as informações mais relevantes e deixando mais visível, como o frete de mudança.
Depois passando para a URL, e assim em diante. Não se desespere tentando fazer tudo de uma vez. Cada mudança é trabalhosa e possui algum risco. Se concentre em um passo e transição de cada vez para um melhor desempenho.
Fazer a migração durante tráfego mais baixo
Caso o seu site possua picos sazonais de acesso, o mais recomendado é realizar a migração em períodos de menor utilização dos internautas.
Dessa forma, as alterações não terão um impacto muito grande no tráfego, permitindo ainda a realização de diferentes teste e mudanças graduais.
Fazer diversos testes no período de homologação
Eles têm como função a garantia contra possíveis erros de conteúdo e navegação. Os testes podem ser realizados várias vezes e por diferentes pessoas. Assim, é possível analisar os resultados e realizar as alterações necessárias.
Além disso, ao realizar a migração é muito importante preparar os arquivos do website, verificando se todas as páginas estão prontas e rastreáveis, criando um sitemap com todas as novas e antigas URLs e preparando novos arquivos robots.txt.
Após a migração, é fundamental verificar se tudo está funcionando adequadamente, como os redirecionamentos, a home e os sitemaps. Por fim, acompanhar o seu desempenho após a migração é essencial para uma análise clara do seu tráfego.
A migração de um site deve ser realizada de forma cuidadosa, seguindo uma etapa por vez e realizando testes e acompanhamentos frequentes. Dessa forma, você garante uma migração de site onde o tráfego se mantém.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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