Como um dos melhores plugins de SEO, o WordPress tem várias ferramentas que podem ajudar os blogs e sites a construírem uma autoridade considerável nos mecanismos de buscas.
É por isso que muitos produtores de conteúdo e profissionais que possuem sites no WordPress sempre buscam maneiras e soluções para otimizar o site e melhorar o SEO.
Portanto, independentemente se você possui um site de moda ou um site que fala sobre manutenção em telhados industriais no WordPress, essas dicas que daremos a seguir são primordiais para melhorar e otimizar o seu conteúdo na plataforma.
Portanto, se você de fato deseja que seu site alcance o público certo do seu negócio, e quer aumentar a visibilidade e a lucratividade dele, use essas dicas de SEO recomendadas para otimizar seu site no WordPress e obter melhores resultados em suas estratégias de conteúdo.
Mesmo que você fale sobre um nicho muito específico, como sobre escoramento para construção, saiba que essas dicas ajudarão a elevar o nível do seu site. Confira!
1 - Produza conteúdo de alta qualidade
Capacitar seu site WordPress com conteúdo de alta qualidade é sem dúvidas a melhor maneira de otimizá-lo. Ou seja, o Google classifica os sites e blogs nas primeiras páginas os conteúdos que mais são relevantes para os usuários.
Portanto, um conteúdo de alta qualidade, exclusivo e original é uma boa forma de melhorar a otimização do seu site ou blog no WordPress.
Mas, para de fato produzir um conteúdo relevante para o público específico de uma empresa de montagem mecânica ou de qualquer outro tipo de empresa, é preciso seguir algumas orientações básicas que de fato contribuem para que isso aconteça. Veja as dicas:
Defina sua persona;
Promova as palavras-chave relevantes para seu público;
Use uma linguagem que conecta;
Otimize adequadamente.
Essas dicas são primordiais para de fato elevar a qualidade do seu conteúdo, principalmente porque essas dicas são primordiais para melhorar o SEO também.
Veja agora de forma mais detalhada como você pode fazer isso para que seu conteúdo seja mais visualizado e conquiste mais destaque nas buscas.
Defina sua persona
Definir a persona do seu negócio é o primeiro passo mais importante para construir um conteúdo de qualidade e relevante.
A persona nada mais é do que a pessoa compradora ideal do seu negócio.
Por exemplo, imagine um site de uma empresa distribuidora de materiais elétricos e hidráulicos no WordPress que queira segmentar melhor o público leitor.
Para que isso aconteça, é preciso definir a persona e entender quais são as dores, os interesses e os desejos dela.
Promova as palavras-chave relevantes
Os textos do seu site devem conter palavras-chave relevantes que se conectem ao tema geral dos conteúdos, e que estejam bem destruídas ao longo do conteúdo, a fim de que os leitores, encontrem facilmente ao fazer as pesquisas no Google.
Por exemplo, quando um usuário pesquisa a palavra “projeto de fundação preço”, ele quer encontrar um conteúdo relevante que explique com detalhes o preço de um projeto de fundação.
E essa é uma palavra-chave que pode ser usada para construir diversos tipos de conteúdos para o site que fornece esse tipo de projeto.
Para encontrar as melhores palavras-chave, é preciso usar o Google Trends e fazer toda uma pesquisa e um planejamento de conteúdo com as principais buscas que a persona do seu negócio está fazendo atualmente.
Use palavras-chave com sabedoria, e crie conteúdo com base nessas pesquisas, sempre respondendo as principais dúvidas que a persona do seu negócio possui.
Use uma linguagem que conecta
Para criar um conteúdo de qualidade, é preciso utilizar uma linguagem que se conecta com o público de forma adequada. Por isso, é preciso identificar a linguagem mais adequada de acordo com a persona definida.
Por exemplo, uma empresa de levantamento topográfico tem um público de segmento B2B, portanto, uma linguagem mais formal e corporativa é a linguagem mais apropriada para construir os conteúdos.
Da mesma forma que um blog do universo geek é preciso que a linguagem seja mais informal e mais jovial possível.
Otimize adequadamente
Outro ponto essencial que não pode faltar para se construir um conteúdo de qualidade é otimizar adequadamente com títulos, h1, h2, h3, etc.
Por isso, não esqueça de otimizar todos os seus artigos com todas essas diretrizes, pois o Google só reconhece conteúdos que estão com a otimização correta.
2 - Otimize seu site para dispositivos móveis
Seu site WordPress precisa ser o mais rápido possível, ou você pode esperar que seu público migre facilmente para os sites concorrentes.
Para isso, é preciso utilizar um plugin de cache para aumentar a velocidade de qualquer site WordPress. Os plugins de cache fazem duas coisas úteis.
Primeiro, eles tornam seu site mais rápido. Em segundo lugar, eles reduzem a carga em seu servidor web. A maioria dos plugins de cache armazena conteúdo estático e dinâmico para diminuir o tempo de carregamento da página.
A razão por trás da diminuição do tempo de carregamento da página da web é melhorar a experiência do usuário.
Os mecanismos de pesquisa também dão aos sites rápidos mais vantagem nas SERPs. Então, se você tornar seu site mais rápido, naturalmente será bom do ponto de vista de SEO.
3 - Adapte seu site WordPress para dispositivos móveis
Outra questão muito importante para melhorar o SEO do seu site no WordPress é se adequá-lo aos principais dispositivos móveis.
Em outras palavras, é primordial que o seu site fique adequado visualmente quando os usuários acessam ele através de dispositivos móveis.
Isso é fundamental porque os usuários dificilmente acessam seu site de PCs, mas sim através de laptops, tablets, e principalmente através de smartphones.
Sem dúvidas, os dispositivos móveis estão rapidamente se tornando a principal forma de acesso à Internet, portanto, certifique-se de que seu site WordPress tenha uma versão compatível com dispositivos móveis para maior otimização.
4 - Atualize todas as páginas para otimização
Com o advento do Google Panda Update, a qualidade geral do site tornou-se crucial para os sites WordPress, portanto, você fará bem em garantir que todas as suas páginas da web sejam atualizadas adequadamente para maior otimização.
Certifique-se de que todas as suas páginas sejam construídas com propósitos exclusivos em mente para permitir que seu site tenha uma classificação melhor nos mecanismos de pesquisa.
Evite conteúdo redundante e páginas fora do tema, porque você acabará fazendo mais mal do que bem para o seu site.
Otimizar seu site WordPress não é tão difícil quanto você pensa, desde que você siga as técnicas certas para garantir que sua classificação seja alta nos mecanismos de pesquisa.
Certifique-se também de escolher um bom provedor de hospedagem para evitar que seu site falhe com frequência porque sua empresa simplesmente não pode pagar.
5 - Otimize a URL do seu site
Outro fator primordial para melhorar o SEO do seu site no WordPress é otimizar também a URL de forma adequada para as diretrizes estabelecidas pelo Google.
Isso porque, o próprio Google está utilizando esse fator para otimizar melhor as páginas de pesquisas dos usuários. Portanto, é preciso adequar a URL também de acordo com as palavras-chave que geram maior conversão.
Por exemplo, se um usuário pesquisa sobre “cabo chato para elevador”, uma URL perfeita para um artigo que fale sobre isso seria:
“https://site.com/blog/cabo-chato-elevador/”
Essa metodologia já está sendo usada pelos principais sites do mundo, e se chama estratégia de URL amigável, principalmente porque os usuários dificilmente decoram uma URL longa e complicada.
Além disso, de fato, as URLs amigáveis melhoram a experiência do usuário e o SEO, sem contar que pode tornar a experiência do usuário melhor e mais fácil de entender.
Conclusão
Independentemente se o seu site no Wordpress é um blog de maternidade ou um site institucional de uma empresa de engenharia que faz análise de consumo de energia elétrica, é essencial reavaliar bem o seu site WordPress e planejar a implementação dessas dicas.
Como vimos, o SEO no WordPress é primordial para alcançar um aumento significativo no nível de tráfego orgânico do seu site ao longo do tempo.
Sem contar que as medidas de SEO é algo que deve ser constantemente realizado, devido às mudanças que ocorrem sempre com as atualizações. É por isso que todo empreendedor que tem um site ou blog no Wordpress deve estar sempre informado.
Afinal, se você não está querendo de fato otimizar seu blog WordPress em todo o seu potencial, é preciso adequá-lo bem ao SEO e as atualizações que o Google promove para alcançar os melhores resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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