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gabrielaraujo18

Relatórios de marketing: Tipos, características e como fazê-los

A busca por qualquer tipo de resultado positivo envolve um complexo empenho a ser executado, com isso sendo válido para um projeto de grande porte, como também para um negócio de menores proporções, tudo a ser registrado nos relatórios a serem produzidos.


Documentos esses que podem indicar tanto o caminho correto que está sendo adotado por uma companhia, como também a presença de percalços a serem evitados, para assim garantir com que tal empreendimento possa ter sucesso em todas as suas ações.



E isso é válido para companhias dos mais variados segmentos, afinal de forma independente ao ramo de atuação de uma empresa, existe por parte do seu público uma busca pela melhor experiência, o que pode implicar nos resultados a serem obtidos.


O que pode ser útil tanto para os serviços oferecidos por uma consultoria empresarial online, disponível exclusivamente na internet, como também para o exercício de atividades de limpeza que podem ser contratadas por uma rede de escritórios.


Para que ambos esses negócios possam alcançar um certo nível de sucesso, é importante disponibilizar o melhor tipo de produtos ou serviços para o seu respectivo público, conquistando assim a confiança dessa audiência, garantindo até mesmo o seu retorno.


Isso ao lado também de uma possível recomendação de serviços para outros clientes em potencial, ampliando assim a audiência de um empreendimento, junto também dos seus resultados comerciais, o que pode então indicar o sucesso a ser alcançado por um projeto.


E com base nessa performance positiva é possível até mesmo partir para a expansão de um negócio, recorrendo a um serviço de adiantamento de recebiveis para obter acesso ao capital financeiro necessário para dar início a esse processo de ampliação.


Mas para qualquer tipo de ação ser adotada com a segurança de que isso seja o melhor para o futuro de uma empresa, é necessário ter acesso a análises e estudos que indiquem a realidade atual de um negócio, assim como as suas possibilidades previstas.


E tais índices de performance, sejam eles positivos ou negativos, costumam estar registrados através de um relatório de resultados, uma exposição de informações que podem ter valor para os mais diferentes setores de atuação de uma empresa.


E como o marketing é um dos campos essenciais para a gestão de um empreendimento, é necessário então ter atenção ao valor associado aos relatórios de marketing.


Do que se trata um relatório de marketing?


Um relatório se trata de uma composição de dados e informações no formato de um documento, o que para uma empresa pode apresentar um valor em relação às atitudes a serem tomadas acerca da gestão de um empreendimento.


O que inclui a otimização de estratégias que venham mostrando resultado, assim como uma possível correção de curso caso esteja claro que tal companhia esteja passando por algum tipo de problema, tudo a ser apresentado através desses relatórios.


Documentos que funcionam como base para qualquer tipo de reunião a ser realizada em uma empresa, apontando para o time de vendas os produtos a serem melhor trabalhados, para a equipe de TI a necessidade de uma atualização de firmware, entre outros itens.


Inclusive, a união entre diferentes setores de uma companhia permite a construção de melhores relatórios, tal como a troca de informações a ser estabelecida por uma equipe de vendas e de marketing, criando assim um relatório mais robusto para ambos os times.


E quando se fala especificamente sobre um relatório de marketing, é importante que ele conte com um destaque para pontos variados de importância para uma companhia, incluindo o seu contato com seu público e com o mercado em que está incluído.


Mas quando se fala sobre a construção de um relatório de marketing, justamente por causa da variedade de itens que podem estar presentes nesse documento, é possível encontrar uma alta pluralidade de opções acerca da sua realização.


Sendo importante destacar os relatórios mais comuns da área, de forma a identificar quais são os tipos de estudos que deveriam estar sendo feitos pelo seu negócio e que podem estar passando despercebidos.


Principais variações de um relatório de marketing


O marketing em si se destaca por causa da sua diversidade de estratégias, ajudando um empreendimento a obter sucesso a partir do uso de um erp integrado com e commerce ou qualquer tipo de aplicação digital que pode ser útil para tal negócio.


Isso quando se trata especificamente sobre o marketing digital, mas existem também outras opções a serem consideradas, tudo a ser devidamente explorado em diferentes formatos de relatórios de marketing, entre eles:


Relatório periódico


Esse estilo de relatório pode estar associado aos mais diferentes setores e responsabilidades de uma companhia, medindo um certo número de resultados acerca de um tempo pré-definido, como por meio de um recorte mensal, bimestral ou anual.


Para negócios que se atualizam de forma frequente, tal como um suporte técnico informática, cuja procura vem crescendo exponencialmente, é necessário que esse relatório seja feito através de períodos menores.


Por outro lado, negócios mais tradicionais, com certa demora no alcance de resultados ou entrega de produtos, uma análise com um maior limite de tempo pode se mostrar como algo mais benéfico, já que em um tempo curto poucas mudanças podem ser visualizadas.


Relatório de vendas


O relatório de vendas também trabalha com uma definição de tempo, contudo a base da sua análise se dá a partir das vendas alcançadas por uma empresa, seja em um recorte mensal, anual ou por qualquer espaço de tempo definido como preferencial.


A partir desse tipo de análise, é possível identificar a performance de vendas dos produtos comercializados por uma empresa, como de brindes personalizados diferentes, sendo possível até mesmo idealizar novos modelos de acordo com o percentual obtido de vendas.


Sendo um dos principais relatórios a serem observados após o lançamento de uma nova mercadoria, para assim identificar se esses itens estão alcançando o seu esperado índice de comercialização.


Relatório de mídia


Para que uma companhia conquiste bons resultados, é importante que os seus serviços sejam divulgados da melhor maneira possível, utilizando então de canais midiáticos que cheguem até a percepção dos seus clientes em potencial, destacando-se canais como:

  • TV;

  • Rádio;

  • Jornais e revistas;

  • Redes sociais;

  • Internet e sites de busca.

Um conjunto de meios de mídia que devem ser estudados por quem gerencia a comunicação de uma empresa, de forma a identificar quais são os melhores canais para se anunciar, baseado na performance alcançada em campanhas anteriores.


Junto a isso, é possível destacar também um relatório mais específico, voltado exclusivamente às mídias sociais, levando em conta a popularidades dos canais de comunicação na internet.


Opções variadas de plataforma nas quais é possível definir uma melhor estratégia de vendas, sendo possível trabalhar tanto com o anúncio de uma célula automatizada para o meio industrial, como facilitando também a sua comercialização junto a esses canais.


Relatórios de SEO


Ao falar especificamente sobre os canais de busca na internet, é importante destacar o conceito de SEO, artifício usado para alcançar uma melhor utilização dos mecanismos de busca na internet, ampliando assim a comunicação de uma empresa ao seu público.


Por meio de um relatório de SEO é possível identificar quais são as melhores palavras-chave a serem utilizadas, além de muitas outras estratégias que podem garantir o sucesso de vendas e alcance de uma marca dentro das plataformas de busca.


Relatório de e-mail marketing


Enquanto os canais de pesquisa lidam com um público mais amplo, sendo necessário então adotar uma comunicação mais aberta, um serviço de e-mail trabalha com uma comunicação muito mais direta, alinhada ao perfil em particular do público-alvo de tal ação.


Um relatório de e-mail marketing, por exemplo, aponta diversas taxas associadas à performance de um disparo de e-mails, o que inclui a conversão de quem recebe essa comunicação, além da taxa de visualização e leitura de tais conteúdos.


No geral, independentemente do perfil de cada um desses relatórios, é importante reconhecer a importância de cada uma dessas análises para um negócio, principalmente em relação aos benefícios que podem ser alcançados, como:

  • Acompanhamento de resultados;

  • Identificação de melhores canais;

  • Melhor conhecimento sobre o público;

  • Comprovar o sucesso de uma ação de marketing.

Vantagens essas que indicam a importância de se realizar relatórios variados, pois da mesma forma em que uma empresa pode se especializar no monitoramento ambiental, ela deve ter também uma atenção às análises a serem feitas ao seu negócio.


Garantindo assim com que a melhor performance comercial possa ser alcançada, baseando-se nos resultados já obtidos para utilizá-los, caso sejam positivos, ou reformulá-los, em caso de presença de números preocupantes.


Tudo a ser alcançado a partir da produção e análise de um relatório de marketing, seja qual for a sua especialização.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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