Ter um site leve e simples nos dias atuais é o que está em alta e o que também surpreende muitas pessoas que vieram de uma geração onde os sites eram repletos de recursos que nem sempre eram necessários.
Hoje, o conceito do minimalismo tem chamado a atenção de muitas pessoas e sendo usado para as mais diversas causas, inclusive quando falamos da criação e estruturação de um site, que é onde esse conceito faz toda a diferença.
Isso porque cada coisa que você coloca em seu site, por menor que seja, ocupa um espaço e gera um peso que influencia diretamente na maneira como ele será acessado e na experiência dos usuários dentro dele.
Ninguém gosta de acessar um site que demora minutos para carregar ou que sempre trava quando se deseja mudar as páginas, isso atrapalha a navegação além de gerar um grande estresse e fazer com que o usuário perca o interesse no que você possui.
É comum que a maioria das pessoas utilize a internet para pesquisar conteúdos e fazer compras, seja de um plug p2 ou até mesmo de um serviço de limpeza para casa, e os sites costumam ser as principais plataformas por onde os usuários conseguem bons resultados.
Entretanto, para que um usuário conheça o seu site e se interesse pelo que você possui, ele precisa de uma experiência marcante, e grande parte disso está associado a velocidade com a qual o seu site opera as funções.
Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre a importância da otimização do seu site, assim como algumas ações que você pode tomar para deixá-lo ainda mais rápido e ferramentas que também podem te ajudar nesse processo.
A importância da otimização constante de um site
Antes de qualquer coisa, precisamos entender mais sobre a importância de um site que seja constantemente otimizado, ou seja, que esteja sempre dentro das normas de atualizações para que ofereça a melhor experiência ao usuário.
Aqui é importante ressaltar que estamos falando da otimização em termos de velocidade do seu site, ou seja, quando acessamos o site de alarme intelbras e o site abre imediatamente, significa que a velocidade está ótima.
Agora, quando o site demora, mesmo que em alguns segundos ou até mesmo um minuto para abrir, significa que algo está errado naquele site e ele precisa ser otimizado para entregar uma melhor experiência ao usuário.
É normal que muitas pessoas se perguntem os motivos pelos quais é importante manter o site sempre atualizado, e a explicação é simples, isso melhora a experiência do usuário e, quanto melhor a experiência dele, mais chances você tem desse usuário consumir de você.
Isso porque, quando se entra em um site que responde rápido às ações feitas, qualquer usuário se sente mais confortável e produtivo dentro daquele espaço, o que gera nele uma maior satisfação, mesmo que não perceba.
Vivemos em uma geração onde as coisas se tornaram imediatas. Se procurarmos por uma tubulação de aço galvanizado na internet, encontraremos o resultado em questão de segundos, o que gerou nas pessoas um certo senso de urgência.
Com isso, as pessoas se tornaram ainda mais práticas e sempre que precisam acessar algum site, percebem se eles são rápidos, pois caso não sejam, elas irão atrás de outra opção, e sabemos bem que na internet existem diversas.
Sendo assim, manter o seu site otimizado impacta diretamente em seus resultados e na imagem que os potenciais clientes da sua marca terão de você, por isso vale a pena estar sempre de olho nesse quesito.
Ações estratégicas para deixar o seu site mais leve
Como nem só de teorias se vive o universo digital, também é importante que pratiquemos algumas ações estratégicas que servem justamente para deixar os sites bem mais leves. Confira abaixo algumas delas:
Otimize as imagens
A primeira é justamente a otimização das imagens que sobe em seu site, que assim como as que podemos ver no site de uma empresa que realiza raspagem de tacos e assoalhos preço acessível, são imagens de qualidade, mas otimizadas.
Isso significa que as imagens são colocadas dentro das páginas em um formato, tipo e tamanho que respeite a estrutura daquele site e que não pese muito, permitindo que a página em questão possa ser aberta rapidamente.
Evite subir vídeos
Por falar em materiais visuais, é normal que algumas pessoas queiram subir vídeos para o seu site, seja apresentando a empresa, contando uma novidade ou ensinando algo, mas eles podem trazer grandes problemas.
Isso porque os vídeos tendem a ser mais pesados do que as imagens devido ao seu formato, sendo assim, ocupam um grande espaço na página e isso acaba fazendo com que ela demore bem mais para responder.
Aposte na versão mobile
Além disso, também é importante que falemos sobre o site na versão mobile, algo que está em alta e sendo usado tanto no site de uma empresa de comando hidráulico quanto em e-commerces que entendem sobre o comportamento do seu usuário.
A versão mobile é a versão do site voltada para o celular, aparelho que está nas mãos de milhares de pessoas a todo o momento. Essa versão de site tende a ser mais acessível e compacta, sendo uma ótima opção para quem deseja trabalhar com um site mais leve.
Revise o seu código
E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a revisão dos códigos de programação do site e das páginas, que em alguns casos podem estar com espaços em branco, informações antigas ou duplicadas que interferem diretamente na velocidade do site.
Cada site conta com um tipo de código, como o HTML ou o CSS, que são os mais usados, caso você não entenda muito sobre o assunto, pode pedir para algum profissional de TI verificar isso para você e garantir que os códigos estejam organizados e otimizados.
Conte com uma boa hospedagem
Falar sobre um bom site também é falar sobre uma boa hospedagem, ou seja, o lugar onde ele está criado e desenvolvido. A hospedagem é necessária tanto para o site de vendas de uma lâmina para roçadeira quanto para um blog com dicas de moda.
É na hospedagem que o seu site se mantém e qualquer problema que acontecer, a empresa de hospedagem poderá te ajudar. Por isso, é importante que você tenha certeza de que conta com uma boa hospedagem, pois isso também interfere na velocidade do site.
Abandone recursos desnecessários
Por fim, mas longe de ser menos importante, é comum que alguns sites tenham recursos que são desnecessários naquele momento, como uma página de formulário que é pouco acessada ou uma opção de ligação que não funciona.
Sendo assim, é importante que você também faça uma revisão em todos os recursos que compõem o seu site e as suas páginas, identificando os que podem ser desnecessários e excluídos, liberando um grande espaço e deixando o site mais leve.
Essas são algumas das ações que você pode aplicar em seu site, seja ele um e-commerce de guarda-corpo de vidro para sacada ou um blog de saúde, essas ações farão toda a diferença na velocidade do seu site e na experiência de seus usuários.
Ferramentas que ajudam deixar o site mais leve
Para finalizar, como prometido, também selecionamos algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo, afinal de contas, os avanços da tecnologia trouxeram diversas facilidades para processos como esse nos dias atuais.
É claro que você pode verificar a velocidade e otimização do seu site manualmente, mas quando se conta com boas ferramentas para auxiliar nesse processo, torna-se mais prático saber identificar e até mesmo evitar tais situações.
Isso porque através de ferramentas como as que iremos te indicar você consegue não só tratar problemas que deixam o seu site mais pesado, mas também saber o que gera essa situação para que você evite cometer o mesmo erro no futuro.
Tais ferramentas podem ser usadas em todo e qualquer tipo de site, desde um que divulgue o seu teste hidrostático até mesmo o site de uma agência de marketing digital. Confira abaixo quais são elas:
PageSpeed Insights;
Lighthouse;
Chrome User Experience Report;
GTmetrix;
Pingdom.
Grande parte dessas ferramentas podem ser usadas gratuitamente, mas também possuem seus planos pagos que desbloqueiam outras funções que podem te ajudar a analisar o seu site de maneira ainda mais profunda.
Aqui também é válido reforçar a importância de contar com um setor ou pelo menos profissionais de TI à sua disposição para ajudar sempre que esse tipo de problema acontecer e caso você não entenda muito sobre o assunto.
Considerações finais
Dessa forma, você conseguirá entregar a melhor experiência de navegação aos seus usuários e garantir que eles se sintam confortáveis dentro do seu site, entregando não só velocidade, mas também qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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