A busca por resultados é constante em qualquer estratégia de marketing, e com o marketing de conteúdo não seria diferente.
Saber onde a empresa está acertando e onde precisa melhorar é fundamental para alcançar os objetivos de negócios. Para isso, a única saída é analisar as métricas.
Entenda como a criação de conteúdo de qualidade pode influenciar nos resultados obtidos no site da sua empresa e como analisá-los de forma a saber exatamente onde concentrar esforços e maximizar o retorno.
Por que apostar em conteúdo de valor?
Com a enorme quantidade de informações disponíveis na internet, é cada vez mais difícil chamar a atenção do público e conquistar sua confiança. Por isso, é essencial produzir conteúdo que seja relevante e útil para o seu público-alvo.
Quando falamos em conteúdo de valor, estamos nos referindo a materiais que vão além de simplesmente divulgar produtos ou serviços. São conteúdos que oferecem informações, dicas, orientações e soluções para problemas que os consumidores enfrentam.
Um exemplo pode ser um artigo que explique como escolher os melhores assentos para tratores, levando em consideração aspectos como ergonomia, durabilidade e segurança.
Ao oferecer informações úteis e confiáveis, a empresa se torna uma referência em seu nicho de mercado e ganha a confiança dos consumidores. Esses são fatores que contribuem para o crescimento sustentável do negócio a longo prazo.
Como o conteúdo afeta o posicionamento?
Quando uma empresa produz um bom conteúdo, ele é mais compartilhado e vinculado por outros sites, o que aumenta a sua autoridade e relevância aos olhos dos mecanismos de busca.
Isso pode resultar em uma posição mais alta nos resultados das pesquisas, aumentando também, como consequência, a visibilidade e a credibilidade da marca.
Além disso, a produção de conteúdo pode ajudar a construir uma imagem mais positiva da marca. A empresa demonstra que se preocupa com seus clientes e está disposta a ajudá-los, indo além da entrega de um bom produto ou serviço.
Uma empresa de monitoramento de frota pode também usar a criação de conteúdo para educar o público a respeito da sua atuação no mercado.
Um e-book que explique como o serviço funciona, quais são os benefícios para as empresas e como escolher a melhor solução para cada necessidade elimina objeções dos clientes e mostra com clareza a importância do produto ou serviço oferecido pela empresa.
Por que acompanhar os resultados?
Quando se investe tempo e recursos na criação de materiais de qualidade, é importante entender se esses esforços estão trazendo resultados concretos para o negócio, ainda mais se tratando de estratégias que dependem grandemente do comportamento do público.
Existem diversas métricas que podem ser acompanhadas para avaliar o desempenho do conteúdo de valor, como:
Número de visualizações;
Compartilhamentos;
Comentários;
Tempo de permanência na página;
Taxa de conversão.
Abaixo, listamos alguns motivos importantes para monitorar o desempenho dos seus conteúdos na rede. Acompanhe.
Aumentar a eficiência do investimento
Ao mensurar as métricas, é possível identificar quais tipos de conteúdo estão gerando mais engajamento e interesse por parte do público, além de entender se esses materiais estão contribuindo para atingir os objetivos da empresa.
Por exemplo, uma empresa de automação residencial pode descobrir que os vídeos tutoriais que mostram como utilizar seus produtos são os mais populares e geram mais engajamento.
Assim, a empresa pode aumentar o investimento em conteúdo de vídeo e produzir mais tutoriais, garantindo que seus clientes estejam bem informados e utilizando seus produtos da melhor forma possível.
Além disso, mensurar as métricas pode ajudar a justificar o aumento no investimento em conteúdo de qualidade.
Quando a empresa tem dados concretos que mostram o impacto positivo de uma estratégia em seus resultados de negócio, é mais fácil convencer os investidores ou o departamento financeiro a aumentar o orçamento para aquela prática.
Identificar oportunidades de otimização
Um dos principais motivos para acompanhar os resultados de qualquer estratégia é identificar oportunidades de melhoria.
No caso da produção de conteúdo, podemos falar de mudanças no formato, no tom de voz, no tópico e na frequência de postagem visando maximizar o retorno do conteúdo produzido.
Uma empresa que oferece um curso de PGR (Programa de Gerenciamento de Risco) pode observar que as postagens em vídeo que falam sobre o curso com uma linguagem mais séria funcionam melhor do que as com toque humorístico por conta do perfil do público.
Outra oportunidade de otimização é ajustar a frequência de postagem. A periodicidade errada, tanto para mais quanto para menos, pode gerar problemas de engajamento com o público, e isso é identificado através da análise das métricas.
Ajustar a estratégia de marketing
Uma oportunidade de melhoria que merece um tópico próprio é o ajuste de toda a estratégia de marketing da empresa, seja com mudanças no formato do conteúdo, no canal de publicação ou na linha editorial das postagens.
Para uma empresa que faz raspagem de tacos e assoalhos preço, isso pode significar não só um aumento do engajamento com o público, mas também redução de custos com marketing, maior retorno financeiro e consolidação da marca.
Para fazer grandes mudanças estratégicas, é possível realizar um teste A/B, em que a empresa faz uma divisão do seu público-alvo em dois grupos e publica um material diferente para cada um deles.
Para o grupo A, por exemplo, a empresa divulga um vídeo tutorial sobre como encerar corretamente o piso de taco, e para o grupo B divulga um e-book com as mesmas dicas.
Se o e-book for melhor recebido, a estratégia de marketing contará com uma maior produção de infoprodutos, newsletters e carrosséis com dicas ao invés de dedicar tempo e recursos na produção de vídeos.
Mensure os resultados
Existem diversas formas de mensurar os resultados obtidos através da criação de conteúdo de qualidade em um site.
Além dos recursos oferecidos pelas próprias plataformas de hospedagem, o uso de ferramentas de análise e monitoramento pode ser uma excelente maneira de obter insights e identificar oportunidades para otimizar o conteúdo e impulsionar o sucesso do site.
Confira algumas das principais métricas às quais você precisa se atentar se o seu site produz conteúdo de valor para os visitantes.
Número de visitantes únicos
O número de visitantes únicos representa o número de pessoas diferentes que acessaram o site em um determinado período de tempo, o que ajuda a avaliar a efetividade da estratégia de atração de público.
O marketing de conteúdo é uma das principais maneiras de atrair visitantes para um site. Quando os consumidores compartilham o conteúdo produzido, eles aumentam o alcance da marca e, consequentemente, o número de visitantes únicos.
Se uma empresa de torre de vídeo produzir um artigo detalhando os diferentes tipos de torres e como escolher a melhor para determinado projeto, pode atrair pessoas que estão interessadas nesse assunto.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é uma métrica que indica o percentual de visitantes que acessam apenas uma página do site e saem sem interagir com outras páginas.
Em outras palavras, é quando um usuário entra em uma página e não encontra o que está procurando ou não se interessa pelo conteúdo, abandonando o site sem explorar outras áreas.
Um conteúdo de qualidade, informativo e apresentado de forma clara e objetiva é capaz de atrair a atenção e o interesse dos visitantes, incentivando-os a navegar pela plataforma em busca de mais conteúdos.
Um exemplo disso seria um site que publica aviso de licitação. Se o conteúdo for organizado de forma a facilitar a busca por informações, as chances do usuário se dedicar a conhecer outras áreas do site aumentam, reduzindo a taxa de rejeição.
Também é primordial manter a coerência entre promessa e entrega. Se um visitante entra em uma página com um título atrativo, mas não encontra informações relevantes para sua busca, é provável que ele abandone o site e tenha uma impressão negativa da empresa.
Tempo de permanência no site
O tempo de permanência indica quanto tempo um visitante passa em um site antes de sair. É uma medida importante para avaliar o envolvimento do usuário com o conteúdo e o site em si.
Um site que oferece informações sobre o fornecimento de refeições para empresas pode atrair a atenção do usuário com um artigo sobre a importância de uma dieta saudável no ambiente de trabalho.
Se o conteúdo for bem escrito, com informações relevantes e apresentado de forma clara e de fácil entendimento, o usuário tende a permanecer no site por mais tempo, navegando por outros conteúdos relacionados ao assunto.
Um longo tempo de permanência do usuário é sinal de que o conteúdo é relevante e interessante para o público-alvo, demonstrando o sucesso da estratégia de marketing e, consequentemente, um aumento nas vendas.
Além disso, a métrica também pode influenciar positivamente o posicionamento do site nos mecanismos de busca, já que o Google a considera como um sinal de que o conteúdo é relevante e de qualidade.
Diferentes nichos pedem diferentes abordagens, e é importante saber avaliar qual estratégia funciona melhor para a sua empresa e para o perfil do seu público. Assim é possível garantir o fortalecimento da marca no mercado e a fidelização dos clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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